História

Até a data da fundação de nossa Paróquia, havia nas redondezas duas Paróquias-Santuários importantes: a de Nossa Senhora da Penha (1796) e de Nossa Senhora do Sagrado Coração (1939), no Alto da Penha e na Vila Formosa, respectivamente.

Capela, inaugurada em 1959.

Os Missionários da Congregação do Sagrado Coração de Jesus faziam as desobrigas nas capelas criadas por eles e a catequese com famílias e crianças realizadas pelas Irmãs da Congregação Filha de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Desobrigas são visitas em regiões mais distantes levando os sacramentos às populações que não dispõem de assistência religiosa regular.

Por Decreto de Criação de Paróquias de 29 de maio de 1954, foi criada a Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Antonieta, e mais dez paróquias. A pedido de Paulino Gomes da Silva e Luís Garcia Pereira, a Sra. Lídia Demetri Banduk fez a doação de um lote para a construção da Igreja, em maio de 1956, e em 29 de junho do mesmo ano foi levantado o Cruzeiro bento em maio de 1956 pelo Padre Batista da Paróquia de Vila Formosa. No mesmo dia foi criada a Comissão Pró-construção da Igreja, tendo à frente Paulino Gomes da Silva, Nelson de Souza Ribeiro e Teodoro José da Silva. A escritura do lote foi passada em 02 de junho de 1958 por Ivone, uma das filhas da Sra. Lídia Demetri Banduk.

Paulino ficou tão empolgado que começou a bater nas portas pedindo ajuda e animando o povo a acreditar em Deus e a colaborar na Comunidade. Deu certo! Com os donativos e o serviço voluntário de Paulino, que era pedreiro, e apenas mais um servente, compraram o material e construíram a Capela com uma área de 49 metros quadrados (7mx7m), iniciada em 1957 e concluída em dezembro de 1958. No dia 4 de janeiro de 1959 foi inaugurada a Capela, com a Santa Missa presidida pelo Padre João dos Passos e Silva. Também houve a netronização da imagem de Nossa Senhora das Graças, doada por Teodoro José da Silva, e a posse da Comissão Administrativa da Igreja e outros tantos atos.

De março e agosto de 1959, o Padre Agostinho Picard deu assistência à Capela, seguido pelo Padre Nelson José Sigrist. Paulino não foi convidado para a inauguração da Igreja que construiu e foi totalmente alijado da Comunidade.

A Paróquia, desde a sua criação, teve presente os Padres Missionários do Sagrado Coração de Vila Formosa e foi administrada por eles até 1966. Em 4 de Janeiro de 1959 teve a Inauguração do seu Primeiro Templo. No dia 15 de Agosto de 1966 ocorreu a Dedicação do seu Templo (feita pelo arcebispo, a Dedicação do Altar ao senhor). Em 20 de Outubro de 1966 ocorreu a posse do seu Primeiro Pároco: Padre Domingos Pires Gonçalves (ainda vivo). Depois vieram os demais, conforme relação abaixo, sendo que 4 destes párocos (do 2º ao 5º) já são falecidos.

Vista do altar da igreja matriz atual, após a finalização da obra e reinaugurada em 2019.