Corpus Christi 2022, Paróquia Nossa Senhora das Graças da Vila Antonieta

Os tapetes de Corpus Christi

Os tapetes de Corpus Christi foram montados por pessoas da comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Vila Antonieta na manhã dessa quinta-feira (16).

Desde as 7h da manhã a comunidade se reuniu na entrada da igreja para a montagem dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, montados utilizando pó de café, serragem, arreia e pedras coloridas, além de materiais reciclados como papelão, tampas de garrafas pet, etc.

Antes do meio dia, todos os trabalhos estavam finalizados, sempre com a união e colaboração de todos para finalizar todas as artes.

A Missa de Corpus Christi precidida pelo Pe. Valdir Silveira e a tradicional procissão sobre os tapetes acontece a partir das 15h na Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Saiba mais sobre os tapetes de Corpus Christi

Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular, que é comum em várias cidades do Brasil e Portugal, sendo confeccionados durante a celebração do dia de Corpus Christi. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará. Tradicionalmente os desenhos fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

No Brasil, a tradição é especialmente prevalente em cidades do Sudeste, sendo um componente importante da cultura de cidades históricas, como Ouro Preto. Para sua confecção, grupos de paroquianos reúnem-se na noite anterior ao dia de Corpus Christi, tornando a prática um espaço de sociabilização entre os fiéis. Em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, é confeccionado atualmente o maior conjunto de tapetes de sal da América Latina com 2 km de extensão.